ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Fuja um pouco do agito e conheça outros roteiros de Salvador

Fuja um pouco do agito e conheça outros roteiros de Salvador

Publicado em: 17/10/2023
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Se você é daqueles que imagina que os atrativos de Salvador só existem durante o verão, com praias lotadas, festas populares e carnaval, vai se surpreender ao descobrir que essa cidade, de 472 anos, reserva muitas surpresas agradáveis aos próprios baianos e aos turistas. Com um clima tropical, o que significa sol e altas temperaturas, mas também chuvas distribuídas ao longo do ano, alta umidade e águas sempre mornas em suas praias, a cidade permite ser visitada o ano todo. Por isso mesmo, com sol ou chuva, há sempre uma maneira diferente de conhecer e curtir a cidade.

Assim, nos intervalos de chuva e com uma temperatura ainda baixa, longe das características do verão, o arco-íris pode aparecer no céu indicando que existem outras belezas além do sol e praia em Salvador. E você vai se surpreender ao perceber que esta cidade de 472 anos encantou não só os portugueses coloniais, mas os brasileiros e viajantes do mundo inteiro da atualidade. Por detrás dos velhos casarões e sobrados, das ruas estreitas e enladeiradas do seu Centro Histórico, ou da pujança e conforto da sua hotelaria, existe um outro lado da cidade que muitos ainda não conhecem.

Se não deu praia, por causa das chuvas esparsas, nem por isso a beleza do mar da Baía de Todos os Santos deixou de existir. Entre o conforto e comodidade de um dos melhores hotéis da cidade, o Hotel Fasano Salvador, ela pode ser desfrutada de forma contemplativa, enquanto você aproveitar o Spa que o hotel dispõe. É uma atração à parte que, além dos hóspedes, pode ser usufruído também por passantes que queiram aproveitar os serviços do Wellness SPA, com hora marcada.

São serviços como rituais que revitalizam o corpo e a mente para garantir total bem-estar. Com três salas de massagem e sauna úmida (fechada provisoriamente por conta dos protocolos de prevenção ao covid19), o espaço é assinado pela massoterapeuta e terapeuta holística Fabrícia Nogueira, que elaborou um menu exclusivo de tratamentos. Telefone: (71) 2201-6300. Wellness Spa Fasano Salvador, que atende com hora marcada, de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h

Tem carnaval sim –   Alí bem na entrada do Centro Histórico, atrás da Catedral Basílica e ao lado do Plano Inclinado, a Casa do Carnaval possui um acervo em livros, fotos e vídeos, que conta toda a história dessa festa que encanta o Brasil e o mundo.

A “Casa do Carnaval” é um museu criado para contar a história da folia baiana. O espaço tem quatro pavimentos, um convite a uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa, relembrando transformações sociais e da formação da identidade baiana. Tem maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos e dois cinemas onde os visitantes poderão se caracterizar e aprender ritmos da festa com a ajuda de monitores. Várias projeções em vídeo também fazem parte do acervo e muito mais. Além disso, o terraço tem uma vista inspiradora da Baía de Todos-os-Santos.

Arte mesmo com chuva – E Salvador também tem espaços para as artes, que pode ser conferida na galeria RV Cultura e Arte, no boêmio bairro do Rio Vermelho. Quadrinhos, Arte Contemporânea e exposições no bairro mais boêmio da cidade. Possui também uma seleção de quadrinhos e livros de artistas e autores baianos, incluindo publicações de seu próprio selo editorial.

Praia, mas com cultura – E quem disse que mesmo com chuva e frio não se pode curtir uma praia. A do Porto da Barra, local de nascimento da cidade do Salvador, em 1549, possibilita isso. Mesmo sem o banho de mare, pode-se curtir o local de uma forma diferente, rico em cultura e história de como Salvador surgiu e como se perpetuou como um dos lugares mais bonitos;

Com uma visão privilegiada, pois é a “porta de entrada” da Baía de Todos os Santos, o Farol da Barra, é um convite inédito. Lá dentro tem o fabuloso Museu Náutico, uma lojinha e um pátio amplo com visão completa para o mar. O Museu Náutico da Bahia conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol. Também rola uma lojinha com produtos de Salvador. E de lá, no topo do farol, se tem uma visão 360º de Salvador. E do pátio, o visitante tem uma visão de 180° de toda a Baía de Todos os Santos.

Ali perto, debruçado sobre as águas do Porto da Barra, tem o Forte Santa Maria, que abriga o Espaço Pierre Verger da fotografia baiana e o novo restaurante Mirante Santa Maria. O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana é um projeto dedicado à valorização, reconhecimento e divulgação da fotografia baiana. Além do legado do etnólogo e fotógrafo franco-baiano Pierre Verger, tem o trabalho de mais 60 fotógrafos que nasceram ou fixaram residência na Bahia

As raízes africanas – No coração do Centro Histórico, a Casa do Benin representa um pedaço da África, onde o intercâmbio de culturas de lá pra cá e daqui pra lá se cria. A Casa tem um acervo composto por cerca de 200 peças originárias do Golfo do Benin, colecionadas pelo fotógrafo francês Pierre Verger ao longo de suas viagens realizadas à África, para estudar os fluxos e refluxos entre África e Bahia.

Também possui peças relacionadas à cultura afrodiaspórica, doadas por artistas e instituições. O local é todo decorado por tecidos coloridos, que conferem mais cor e vida à Casa. Esta decoração é uma instalação da artista plástica e designer Goya Lopes, uma das pioneiras a trabalhar de maneira criativa com a moda afro-brasileira. Na sua próxima visita ao Pelourinho, conheça este lugar, faça chuva ou faça sol!

A Gastronomia Baiana – Depois desse roteiro, mesmo com o tempo nublado e com chuva, a fome convida para conhecer os sabores exóticos e multifacetados da culinária baiana. E o Museu da Gastronomia Baiana é pioneiro no Brasil e na América Latina. Tem como missão informar, valorizar e divulgar a comida da Bahia nos seus mais variados contextos, com foco no olhar patrimonial agregado ao olhar gastronômico.

Tem exposição de longa duração e exposição temporária (vitrine-homenagem) e no Restaurante-museu-escola o visitante pode experimentar um rico e variado cardápio de pratos salgados e doces que atestam as cozinhas que vão do Recôncavo até o Sertão. Fica na Praça José de Alencar, conhecida mundialmente como Largo do Pelourinho, e funciona de segunda a sexta, das 09h às 17h30. Sábados, das 09h às 15h.

Compartilhar: